12 de setembro de 2014

Marquês de Borba Branco 2013


...e lá se abriu um ícone do Alentejo.

nesta edição de 2013, o Marquês de Borba branco apresenta-se com cor citrina bem aberta e oferece aroma de citrinos, em especial limão. notei-lhe um ligeiro mineral. a acidez está bem marcada (presumo que pela casta Antão Vaz) se preservarmos a frescura com que deve ser servido, naturalmente.

o Marquês de Borba branco tem um valor aproximado de €5,00 e esta relação qualidade-preço é francamente boa, como de resto é habitual nos vinhos da João Portugal Ramos e é outro grande exemplo , não me canso de o dizer, este. vinho honestíssimo inclusivé para a salada de polvo que foi forçado a acompanhar.

Região: Alentejo (vinho regional)
CastasArinto, Antão Vaz, Viognier
Produtor: João Portugal Ramos
Preço: 5,00€ PVP 
Álcool: 12,5%
Enólogo: João Portugal Ramos
*amostra cedida pelo produtor

8 de setembro de 2014

primeira edição do Port Wine Day


10 de setembro, 9h00, Alfândega do Porto
é já no dia 10 de setembro, quarta-feira, que o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP) promove a primeira edição do Port Wine Day. esta celebração do vinho do Porto, que o IVDP pretende que aconteça anualmente, decorre no dia em que em 1756 foi criada a primeira região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro Vinhateiro. a iniciativa vai juntar, durante a manhã, especialistas nacionais e internacionais num seminário sobre vinhos, gastronomia e mercados e, à tarde, estes peritos encontram-se numa prova de 78 Vintages da primeira década do século XXI com 30 produtores de vinho do Porto. Debra Meiburg, Master of Wine e considerada em 2012 a 7ª mulher mais influente do mundo do vinho, e Ferrán Centelles, que foi Sommelier do prestigiado restaurante espanhol elBulli e é especialista regional de vinhos espanhóis para a Jancisrobinson.com, são oskeynote speakers. O Port Wine Day decorre na Alfândega do Porto a partir das 9h00.

“Desafios do mercado vinícola asiático” e “Futuro da harmonização da gastronomia e vinhos” são os temas do seminário que decorre entre as 9h00 e as 13h00, em inglês.

o primeiro painel, moderado por Manuel Carvalho, jornalista do Público, reúne a Master of Wine Debra Meiburg, David Chow, fundador e CEO da distribuidora Altavis Fine Wines e premiado com o “DuPont Corporate Marketing Excellence Award” pelo seu desempenho no “China Retail Consumer Business Project,” e Jordi Franch, diretor comercial da Miguel Torres, com experiência nas áreas de marketing e gestão em vários mercados.

o painel “Futuro da harmonização da gastronomia e vinhos” conta com Ferrán Centelles, Sommelier do conceituado restaurante espanhol elBulli entre 2000 e 2011 e especialista regional de vinhos espanhóis para a Jancisrobinson.com, Vítor Claro, produtor de vinho com a marca Dominó e empresário de restauração, Pedro Araújo, Chef Executivo no Hotel Fábrica de Chocolate em Viana do Castelo, e Sébastién Gaudard, o “Petit Prince” da pastelaria francesa. este painel será dirigido por João Pires, Master Sommelier, um título que menos de 200 pessoas conseguiram alcançar em todo o mundo.

após o seminário e durante a parte da tarde, 30 produtores terão 78 vinhos na Prova de Vinhos do Porto Vintage da primeira década do século XXI, que contará com apresentação do enólogo Bento Amaral.

Inscrições para seminário: portwineday@portwineday.pt
Prova: acesso reservado
Sobre o IVDPembaixador dos Vinhos do Porto e Douro em todo o mundo, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, com jurisdição sobre todo o território nacional. a missão fundamental do IVDP é promover os vinhos do Porto e do Douro em Portugal e no mundo, garantir o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Douro e Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e da indicação geográfica duriense à escala global.
www.ivdp.pthttps://www.facebook.com/VinhosdoDouroedoPorto