23 de abril de 2014

chegaram os novos brancos 2013 da José Maria da Fonseca


parece que nos brancos somos cada vez mais um país de blends. de Norte a Sul vão surgindo agradáveis apostas e esta da José Maria da Fonseca, a pedir tempo mais quente é verdade, vem a preços muito interessantes para o nosso dia-a-dia. são cinco os vinhos apresentados e ficam com estas notas.

Periquita Branco 2013 – 3,99 €
o verdelho dá-lhe complexidade aromática, o viognier a estrutura e o viosinho a frescura. sem complexos é um vinho directo e cumpridor.

Quinta de Camarate Branco Doce 2013 – 6,80€
um blend de alvarinho e loureiro exigente no acompanhamento. foi mal com o peixe a que o obriguei - erro meu- e muito bem com o doce de chocolate da sobremesa. na refeição pedirá pratos picantes.

Quinta de Camarate Branco Seco  2013– 6,80€
inicialmente um blend das castas moscatel de Setúbal, riesling e gewurztraminer, largou as castas estrangeiras e de loureiro e alvarinho, em 2007, o loureiro foi substituído pelo verdelho. nota-se, portanto, a complexidade que se quis dar ao vinho, e o "desaparecimento" da casta moscatel como proeminente. venceu e convenceu o alvarinho e verdelho que marcam agora. frutado e com boa acidez. sem dúvida a melhor proposta.

Montado Branco 2013 – 2,99€ 
produzido a partir de um blend de três castas brancas tradicionais do Alentejo, alva, tamarez e rabo de ovelha é um vinho direto e algo surpreendeste para o seu preço (barato).com aromas essenciais tropicais, na boca mostra-se suave. não se pode exigir mais.

BSE: Branco Seco Especial 2013 - 3,50€ 
três castas brancas tradicionais de Portugal, antão vaz, fernão pires e arinto para uma das marcas mais emblemáticas da José Maria da Fonseca. com elevadas notas tropicais, arredondadas por citrinos, na boca mostra a mesma fruta e não é vinho para grandes complicações. merece certamente outra atenção do consumir que o confunde com "gazelas".


Região: Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca
Enólogo: José Maria da Fonseca

*amostras cedidas pelo produtor

22 de abril de 2014

apoio à promoção do vinho simplificado



Ministério da Agricultura e do Mar
Portaria nº 90/2014 de 22-04-2014Estabelece, para o continente, o regime de apoio à promoção do vinho e produtos vínicos nacionais, e o regime de apoio à informação e educação sobre o consumo de bebidas alcoólicas do sector vitivinícola, e revoga a Portaria n.º 219/2013, de 4 de julho.

O Decreto-Lei n.º 94/2012, de 20 de abril, reformulou o sistema das taxas incidentes sobre os produtos do sector vitivinícola, autonomizando o financiamento dos regimes de apoio ao desenvolvimento de ações de promoção e de publicidade do vinho e dos produtos vínicos nacionais.

A Portaria n.º 219/2013, de 4 de julho, estabeleceu para o ano de 2013 as regras de aplicação, para o continente, do regime de apoio à promoção do vinho e produtos vínicos e à informação e educação sobre o consumo de bebidas alcoólicas do sector vitivinícola.

A presente portaria define as regras de aplicação do regime de apoio para o ano de 2014 e seguintes, introduzindo uma simplificação nos procedimentos de acesso, eliminando-se a necessidade de elaboração de uma candidatura específica para o efeito, sendo bastante a apresentação dos programas de promoção e publicidade, devidamente aprovados pelos órgãos estatutários das respetivas entidades.